PM monta plano estratégico para garantir a segurança durante o CNU no Piauí

O Concurso Nacional Unificado (CNU) acontece neste domingo (05)

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) montou um plano estratégico para garantir a segurança dos 99 locais de aplicação da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Estado, que ocorrerá neste domingo (05). No Piauí, cerca de 50.857 pessoas irão participar do certame

Foto: Divulgação/PM-PIPolícia Militar alerta a população sobre segurança em período de férias no PiauíPolícia Militar alerta a população sobre segurança em período de férias no PiauíPolícia Militar alerta a população sobre segurança em período de férias no PiauíPolícia Militar alerta a população sobre segurança em período de férias no Piauí.

No Estado, a prova será aplicada em Teresina, São Raimundo Nonato, Picos, Floriano, Corrente, Bom Jesus e em Parnaíba. De acordo com o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM-PI, Coronel Jacks Galvão, a Polícia Militar deve intensificar a segurança nos arredores e nos locais de prova. O objetivo é levar acompanhar a chegada e saída dos candidatos, bem como prever e combater quaisquer tipos de intercorrências que possam acontecer no domingo.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

“Neste domingo teremos o concurso público nacional unificado. Aqui no Piauí nós tivemos 50.857 inscritos, sendo 34.144 na capital. Nós teremos provas em Teresina e mais 6 cidades, totalizando 53 locais de aplicação de provas em Teresina e 46 locais de aplicação de prova no interior. Todo policiamento já está previsto, todas as áreas já estão distribuídas, onde nós teremos um policiamento a partir das sete horas da manhã, finalizando em 17 horas, para que o candidato a uma vaga possa ter segurança nos locais de aplicação de prova, bem como por todo o seu trajeto”, reforça Galvão.

Continue lendo após a publicidade

Ainda segundo o Chefe do DGO, será montada uma cabine de coordenação do esquema de segurança voltado para o CNU, no Quartel do Comando-Geral, em que representantes das demais forças de segurança do estado ficarão reunidas, durante a aplicação das provas no estado, para monitorar possíveis intercorrências nos 99 locais de prova em todo o estado. 

“Nós manteremos uma cabine de coordenação, uma cabine de comando no quartel do comando-geral no QCG, onde todas as forças envolvidas estarão juntas para resolver qualquer problema que possa ocorrer durante a realização do concurso”, completa Galvão. 

Continue lendo após a publicidade

O Diretor Militar da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Tenente-coronel Queiroz, ressalta que a Secretaria, juntamente com os demais órgãos envolvidos na segurança do concurso, montaram com bastante antecedência um esquema estratégico. Ainda segundo ele, a Polícia Federal e os Correios também estarão somando esforços no domingo. 

“Por determinação do Secretário Chico Lucas, realizamos o planejamento do policiamento desse concurso há algum tempo. Vamos contar com o apoio da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança, da Inteligência, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Federal. Os Correios no Brasil inteiro, inclusive no Piauí, tem feito todo o apoio logístico de armazenamento e deslocamento das provas aos locais de prova, logicamente escoltado com o apoio da Polícia Militar e das demais forças de seguranças envolvidas”, explica Tenente-coronel Queiroz.

Concurso Nacional Unificado

Cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar neste domingo (5) do Concurso Nacional Unificado. Realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o concurso vai oferecer 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

As provas serão realizadas em 228 municípios. No total, foram definidos 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas.

Foto: ReproduçãoConcurso

Local de prova

Para saber onde vai fazer a prova, o candidato deve acessar o cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), na mesma página da internetem que fez a inscrição. As informações estarão disponíveis na Área do Candidato.  Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova.

O candidato deve levar também documento de identidade original com foto. Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, cópias, mesmo que autenticadas. Também é possível apresentar documentos digitais.

Para fazer a prova, é necessário levar caneta preta de material transparente. Caneta azul, lápis, borracha e outros objetos não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

É proibido o uso de boné, chapéu, gorro, óculos escuros ou similares durante as provas. Protetores auriculares ou fones de ouvido também são proibidos. Celulares e relógios deverão ser guardados nos envelopes porta-objetos (fornecidos pelos fiscais de sala).

As provas serão realizadas em dois turnos, e o candidato deve chegar com uma hora de antecedência no local de prova. 

*com informações da PM-PI e Agência Brasil 

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!